13 outubro 2006

atrás do óbvio

Osmoses, João Figueiredo

Sonho empoeirado, travesseiro
Vontade indesejada, pesadelo
Fantasia escondida, paredes
Liberdade reprimida, voto
Suspiro prolongado, foto
Chegada esperada, porto
Despedida adiada, porta
Desespero contido, beijo
Perfume oferecido, leito
Madrugada estendida, sábado
Esperança adormecida, domingo
Receio camuflado, ato
Tristeza esmagada, sorriso
Novidade repetida, abraço
Verdade anunciada, cigana
Mentira descoberta, política
Dinheiro desviado, rua
Vaidade exagerada, gafe
Velho aposentado, fila
Coragem envergonhada, medo
Chantagem maquiada, lágrima
Sinceridade gratuita, criança
Camaradagem traída, costas
Orgulho destruído, ofensa
Saudade disfarçada, música
Miséria permitida, favela
Infância esquecida, África
Encanto proibido, sereia
Beijo ardente, halls
Mulher ensandecida, cuidado
Homem embriagado, paixão
Homens embriagados, confusão
Melodia pulsando, poesia
Vide verso, bula
Verso incompleto, despedida

23 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Só senti falta da foto que são sempre de muito bom gosto!!

Anônimo disse...

Agora sim...não falta mais nada!!

Hannah disse...

Gracias por tus e-mails de aviso, Silvio, me alegro que lo hayas podido arreglar. A veces pasan estas cosas, a mí más que a nadie :D

Me ha gustado mucho tu poema de hoy, aunque he tenido que investigar algunas palabritas. Asiento con Gerard g. Toro, en que tu español es mejor que nuestro -mí- portugués.

El verso siempre es incompleto, mientras la vida dura.

¡Felicidades, buen fin de semana y salud, paz y amor para tod@s!

Hannah.

Saramar disse...

Silvio, boa tarde

Sabe que leio e releio. Vou embora e volto e releio.

E em cada verso seu, acho outro poema! Riquíssima concisão. Belíssimos versos.
Obrigada

Beijos

Santa disse...

Sílvio, chego a conclusão que tenho parentesco com ciganos. Li nas linhas que o poeta ia dar certo. Beijos.

Jessica Sosa Echagaray disse...

hola silvio!!!
pues yo tambien me disculpo por no conocer tu idioma :(
flamenco????? me encanta!!!!!
no conozco mucho pero sus ritmos me fascinan y me encantaria aprender a bailarlo (de hecho, me disfrazare de bailaora para una fiesta de disfraces!!! ;) )
gracias por visitar mi blog, y ojala pronto puedas escribir algo en español en el tuyo
besos

Magda Díaz Morales disse...

Muchas gracias por tu comentario y visita, Silvio

Muchos saludos, me alegra conocerte.

Hannah disse...

Gracias, Silvio, por asomarte a mi ventana. Y, sobre todo gracias por tus palabras. Sí, decididamente hablamos un mismo idioma.

Un abrazo fraterno.

Hannah

Wilton Chaves disse...

Boa Noite!
Meu Caro , um texto construido com pura sensibilidade. Eu, como leitor aprecio muito esta manifestação poética.Voltarei mais vezes. Agradeço a indicação do artista, visitei e achei muito bom. Valeu! Um grande abraço.

Jessica Sosa Echagaray disse...

intento comprender algunas palabras....
no me va tan mal...
saludos, sylvio!!!

Lata Mágica Recife disse...

Muito bonito! Toda forma de arte é bonita e faz bem a alma.
Visite nosso blog quando puder.

Luis Enrique disse...

"Saudade disfarçada: Música" Muito bonito. Obriga pela tua visita ao meu blog. Lá te "linkei" para dar-me um saltinho cada vez que me apetecer ler-te. Abraço

Saramar disse...

Olá, amigo Silvio, boa tarde.

No dia das bruxas, espero acontecimentos grandiosos para todos nós, porque neste dia, as bruxas do bem (todas as mulheres) sempre unem seus pensamentos poderosos, voltados para a paz, a prosperidade, a fartura, a fertilidade, o respeito à terra e aos elementos que garantem a vida de todos os seres.
Nesses áridos e estéreis tempos, mais do que nunca, precisamos de suas bênçãos e de suas oferendas de amor, de cuidado e de respeito mútuo.
Nestes tristes dias, em que o ser humano se esqueceu de ligação arquéptica com Gea ou Gaia, as bruxas são os seres fantásticos que nos mantêm ligados com nossa mãe primordial.
Nestes tempos de desastres, de desamores e egoísmo, as lindas bruxas do bem, com seus encantamentos, nos remetem à nossa infância mágica e feliz, infância que nos mantém ainda hoje, antes, durante e depois da juventude e da maturidade, porque só quando fomos crianças conseguimos enxergar a magia do mundo.
Então, a partir de amanhã, vamos acordar com os sentimentos abertos para a beleza da nossa mãe Terra e agradecer por sermos seus hóspedes, tão privilegiados.

Beijos
Saramar

Petrusco disse...

Graças por visitar minha blog e comentar. Nos seguiremos vendo. Meu brasileiro é muito regular.

Saudações

Luis Enrique disse...

Da Madeira mais que tudo, um pouco, quiças, do Continente. Açorianos muito poucos. Um abraço

Santa disse...

Sílvio recebi a visita de Petrusco e já retribui. Espero que a altura de tuas recomendações. Um beijo.

Saramar disse...

Olá, Silvio.
obrigada pelo carinho. Realmente poderia ter postado, mas só pensei nisso depois, quando já era tarde. Mas viu, só mandei para vc e todos os amigos já quase no final da tarde, quando quero tê-los acordado com ele, numa espécie de serenata? Falta de tempo, querido, total falta de tempo.
Obrigada.
Beijos

Hannah disse...

De nuevo gracias, Silvio, por tus palabras. Ya ves, en el blog se refleja la realidad de la vida y hay de todo, cómo en botica. ;-)

Un abrazo fraterno.

Hannah

Cláudio B. Carlos disse...

Opa!
Gostei.

Giulia disse...

Líííííííííndo!

Saramar disse...

Querido, que bom de ler este poema grandioso!

Para mim, ele é a tradução completa do seu uni-verso in-verso porque traz em si inúmeros aspectos da vida, os mais importantes!

beijos

Alexandra disse...

Estou estrendo com meu blog gostari muito de sua visita. parabebéns o poema e Belissímo.


Beijos.

Anônimo disse...

This is very interesting site... iusm cassino