23 março 2007

jogo de cena

post original de dezembro de 2005

Mirror Limbs - JoãoFigueiredo
O algoz de tuas melhores idéias
É o teu poderoso senso crítico
Que na lógica das centopéias
Tudo pisa com seu olhar analítico

Já o refém de teus pesadelos
É o medo de enfrentar tormentas
Mesmo que fuja para não tê-los
Prendem-te ao que lamentas

O vilão oculto de teus planos
Ronda sorrateiro tuas noites
Faz do certo teus enganos
E de carinhos rudes açoites

A vítima de tal mal-fadada sina
É a esperança que se desfaz
De encontrar a cada esquina
Refúgio tranqüilo de tua paz

Há ainda o juiz de teu gesto
Que a tudo pondera e resgata
Procura o equilíbrio indigesto
Entre o que agrada e destrata

Nesse cenário de grito e gargalhar
Moram os personagens de tua vida
Fazendo-te sorrir sem menos esperar
Ou chorar por cada perda contida

E no palco o que se encena
Para alguns é mera tragédia
Mas ao teu destino o que acena
Tem a força de ironia e comédia

13 comentários:

Anônimo disse...

Me recuerda a uno de mis post intitulado "La vida es un teatro" Y es así. Felicidades por este nuevo poema tuyo y gracias por la comunicación vía e-mail de tu nuevo post.
Aprovecho para decirte que he posteado un cuento en tres partes. "La narradora de cuentos" perteneciente a mi libro: Cuentos para la libertad. Espero que te agrade y tu comentario.

Un fraternal abrazo.

Hannah

no apta para la humanidad disse...

A pesar de mis dificultades con el portugués digo con mucha humildad que me encantó este poema. Me gustó mucho la sencillez de las imágenes y la profundidad de las ideas que manejas...claro, reconozco que cabe la posibilidad que se me haya escapado mucho. Lamento mi ignorancia respecto tu hermoso idioma.
Gracias por la visita a mi blog. Para mí es honor inmenso que me incluyas en el tuyo. De lo que puedo ver escribes muy bien!!!
Supongo que en la vida no hay otra que echar hacia adelante a fuerza de ironía y comedia ¿no?

Anônimo disse...

OI MOR,
ADORO LER TEUS TEXTOS, TENHO A IMPRESSÃO DE ESTAR DECIFRANDO AQUELES ENIGMAS COM ELEMENTOS QUE REPRESENTAM AS PALAVRAS.É UMA MISTURA DE EMOÇÃO COM A CURIOSIDADE DE QUAL VAI SER O FINAL.TUAS PALAVRAS INVOLVEM, PRENDEM A ATENÇÃO.FAZEM A GENTE PENSAR E SONHAR. FAZEM A GENTE SE SENTIR POETA TAMBÉM E EU ADORO ISSO MEU LINDÃO.
UM BEIJO.
NEKA

Jean Scharlau disse...

Belíssimo poema!
Repito aqui a mensagem no Contos quanto ao que disseste:
Mais uma das grandes, Silvio! A tua idéia de publicar um artigo para cada livro libertado onde os leitores subseqüentes poderão registrar suas impressões nos comentários. Que beleza se todos os libertadores(as) fizerem isto! Eu já estou colocando os atalhos para os blogs de cada um à medida em que forem se perfilhando à BIBLIOTECA LIVRE. No livro libertado suponho que vá escrito o endereço eletrÔnico do libertador para que os leitores que queiram possam ter a referência e deixar seus comentários lá, onde também é legal ter um atalho específico para a BIBLIOTEC LIVRE - assim os leitores poderão acompanhar também os itinerários e impressões sobre outros livros. Eu tenho aquela plaquinha que pisca e foi minha primogênita que fez. Caso queira colocá-la no teu blog te envio por emeil! Abração! Biliv!

Santa disse...

Sílvio, a seleção de imagens do João Figueiredo está demais!Lindas!!O blog brilha na Sapucaí!!rs

Por onde andas, criatura??? A Santa fica insegura quando não apareces por lá...rs

Bjs

Pedro Nobre disse...

Bom dia,

Venho agradecer o testemunho deixado no dia 01 de Dezembro no blog NA ESCURIDÃO DA NOITE, em solidariedade com os seropositivos.

Já enviei as mensagens para a Associação ABRAÇO.

A todos muito obrigado.

Pedro Nobre ;)

Anônimo disse...

Paseei por aqui e também por contos e recontos.

Lendo poesia...

um abraço

Anônimo disse...

¡Gracias por tu visita, Silvio! Es siempre un gran placer verte aparecer por mi blog. Entiendo que esto de ir republicando artículo tras artículo de mi blog en Blogger al Blog nuevo de Blogia, puede aburrir a los lectores que ya lo han leído, sí, puede aburrir incluso a las piedras, pero no hay otro sistema: si lo quiero tener todo ordenadito por "Temas" -categorías- en Blogia, tiene que ir apareciendo en portada... En compensación también voy poniendo cosillas nuevas...
Bueno, pues que tengáis paciencia que ya falta menos ;-)

Un abrazo frasterno para ti, Silvio y para tod@s

Hannah

p.s. esta mañana me fue imposible dejarte este comentario. Una palabreja que me perseguía por varios blogs de blogger me lo impedía ;-)

Santa disse...

Internacional, alta tecnologia, ...Parabéns!!! Que orgulho!!

Anônimo disse...

LANÇAMENTO DE LIVRO...


Leitores e Amigos,

Esta sexta-feira (09/12/2005) o poeta Paulo C. Silva, irá fazer o lançamento do seu 1.º Livro Relatos de uma vida, a realizar no Auditório do Diário do Sul (Évora) pelas 18h00.

Neste livro, o autor descreve-nos os encontros e desencontros de uma vida atribulada… Um livro de prosa e poesia…

Vamos lá estar... Não faltem!

Raquel disse...

O que eu fiquei pensando lendo tudo isso foi que é engraçado mas nós estamos sempre em mudança, e isso é muito bom...
estas transformações nos dão possibilidade de ir aprendendo as coisas...
lindo post..

Raquel disse...

apesar da miha lentidão para atualizar o blog... dessa vez fui mais rapida... voltei aqui para curiar e não tinha nada novo.... =P
hehehehe

Cris Martins disse...

Por que parou????
Gostei mto do que li, mas cheguei tarde hehehe