19 janeiro 2007

pintor e criatura

[postado originalmente em dezembro de 2005]




No espaço que cabe
Arte e labor
De um traço
Nasce um corpo
Das cores em torpor
Vem um passo,
Voa um pássaro,
Anjo que vê a luz
Que escolhe e seduz
Atrás dos contornos

A tinta...
A tinta é o algoz
Que tira o capuz
Do artista

Sina do pintor
Servil criador
A tela lhe chama,
A tela lhe clama,

Pede cor e lhe conduz
Pela gama da luz

Servil Criador
Na ternura
Do pincel
No fel do suor

Criador e criatura
Escravo e senhor
Perdura a questão
Pintura ou pintor?
Quem é o senhor?
Quem é o senhor?

11 comentários:

no apta para la humanidad disse...

Me encantó este poema...probablemetne porque es un tema de mucha resonancia en mi vida. De hecho, hace poco escribí un cuento sobre la relación entre artista y obra creada...que a fin de cuentas es la relación que tenemos nosotros con Dios, nuestro artista quizás un tanto frustrado.
Me encantó este poema. En especial me gustaron las interrogantes que quedan irresueltas, tal y como tiene que ser.
Seguiré visitando!
Saludos desde Puerto Rico!!

Hannah disse...

Justamente, esa pregunta sin respuesta, sea el motor de la creatividad. Felicitaciones, poeta.

Un abrazo fraterno

Hannah

http://serrizomatico.blogia.com/

Rosario Andrade disse...

Ola Silvio!
Adorei o seu poema... revi-me nele. Eu nao sei quem é o senhor nas minhas criacoes... por vezes acho que as telas é que tem o poder a vontade,e eu sou apenas o instrumento. Por vezes nao sei muito bem o que vai sair da tela branca e chego ao fim e nem me lembro como ou porque cheguei ali. E no acto de criacao ha tanto de dor como de prazer.

Abraicos!

Saramar disse...

Olá, Sílvio. Belíssimo. Redundância, pleonasmo vicioso dizer que seu poema é belíssimo.
Beijo

Anônimo disse...

Feliz y prospero 2006 para ti y los tuyos. Hasta el día 2 de enrero. Me voy de vacances.

Un besito

Hannah

Santa disse...

Quanto carinho recebi deste blog! Doses diárias, um vinho da melhor safra!!Obrigada, obrigada!Um beijo no fundo do peito!!! Lembre-se, mesmo de férias preparei um diário de bordo. É preciso ficar atenta, pois em terra de maracutaias nem "santa" dá mole...rsss
Helena Vasconcelos

Luis Enrique disse...

Meu caro Silvio, olhe, boas Festas, um maravilhoso ano 2006 para si. Que continue sempre a escrever tão lindamente, um abraço sincero.

SV disse...

Hola Melytta!

Gracias por tu visita.

Esta imagen no es mia, pero yo penso que João Figueiredo no vá importarse si Ud poner el link y el credito como yo hice.

Saludos desde el sur de Brasil.

lena disse...

Silvio entrei para te ler, acabei por me encantar neste teu cantinho

maravilhoso o que aqui partilhas

o silêncio devora o reflexo da cor
invento momentos para saciar a saudade
que a noite sabe esconder
preencho os instantes com poesia
a tua!


um abraço com ternura

beijinhos

lena

Soube disse...

"Parla!", disse o criador...

Anônimo disse...

Where did you find it? Interesting read » »